sexta-feira, 25 de março de 2011

Orgulho DO Preconceito

Enquanto escrevia o post "Hare Baba", lembrei-me de uma situação que aconteceu comigo em sala de aula e que acho que devo compartilhar com meus leitores, e que fala sobre ignorância e preconceito.



Há alguns anos, enquanto estudávamos Geografia Geral e "Caminho das Índias" estava arrebentando as outras emissoras com 68 pontos de audiencia, foi proposto um trabalho sobre o subcontinente indiano a um grupo da turma. Esse grupo fez uma apresentação em Power Point mostrando "uma outra Índia", ou seja, mostraram toda a miséria existente no país, além de comentários preconceituosos sobre o fato de os indianos "adorarem" as vacas e tratarem o poluído rio Ganges como um deus.

No primeiro momento, fiquei estarrecido, pois eram coisas que não apareciam na novela. É claro que não!

Mas, depois de uma rápida introdução à belíssima cultura indiana, passei a perceber que a cultura deles não é muito diferente da nossa...

Enquanto que eles respeitam as vacas como seres humanos, nós (e eu me incluo nessa) gastamos 50 reais com um xampu para nossos bichinhos. Enquanto que lá alguns fundamentalistas matam os outros por seu Deus, aqui nós nos matamos (seja mental, financeira ou psicologicamente) pelos nossos. Enquanto os pais deles vendem suas filhas em casamentos arranjados, as moças daqui se vendem em casamentos por interesse...

E isso não se restringe somente a um país pobre do oriente como a Índia... Não mesmo!

Outro dia, ouvi duas colegas dizendo que "odeiam os americanos". Não entendi muito bem o que elas disseram pois as mesmas estavam com mochilas da Nike, tenis da Adidas, uma possuia um iPod, outra tinha visitado Orlando e uma delas (acredite!) tinha acabado de beber uma latinha de Coca-Cola!

Chegamos a um ponto onde a ignorância é tamanha que aqueles que se acham "não-ignorantes", discordando daquilo que a maioria gosta, são também ignorantes!

O preconceito vem à partir da ignorância.

Portanto, se não querem ser preconceituosos, não sejam ignorantes.



Sejamos práticos. Livrar-se da ignorância exige coragem e esforço.

Não ser ignorante significa: antes de falar mal do carinha com cabelo de cuia que canta "Baby", conhecer o trabalho dele, para depois formar sua opinião.

Ah! E não saia por aí espalhando sua opinão aos quatro ventos. Lembre-se de que para tudo o que voce curte, tambem têm aqueles que não curtem!

dedico esse post
a todos os meus professores
mestres
e mentores,
os quais estão sempre
me ajudando a remar
nesse mar de ignorância

2 comentários:

  1. preconceito ta toalmente por fora.. acho que no mundo de hoje, não cabe mais isso..

    ResponderExcluir
  2. Falar sua opinião para todos é completamente aceitável a partir do momento que você estiver disposto a receber uma opinião contrária. É disso que se trata a liberdade de expressão, é fundamental.

    Não tenho nenhum peso na consciência em dizer que o trabalho do Justin Bieber que conheço é uma merda, e toda base que tenho para tal é ter escutado suas canções mais famosas, mesmo assim é um comentário fundamentado. Mas estou totalmente aberto se alguém quiser tentar me provar o contrário, não vou fugir por teimosia. Da mesma forma que não me ofendo por alguém falar mal de um artista pelo qual tenho adimiração.

    ResponderExcluir